Exportações de carne bovina batem novo recorde em Julho
O ritmo das exportações de carne bovina processada e in natura segue acelerado e levou o Brasil a registrar um novo recorde mensal de embarques, chegando a ultrapassar 291 mil toneladas. De acordo com dados da Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), apoiado de entidades ligadas ao comércio nacional, o volume médio diário de exportações se mostrou positivo neste mês, o que resultou em números superiores aos alcançados em outubro do ano passado, até então o melhor desempenho já registrado.
De janeiro à junho de 2025, os números demonstraram um aumento 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Indicando um crescimento exponencial nas exportações de carne bovina.
No entanto, o cenário é diferente no mercado interno, onde os preços recuaram. Em regiões como a Grande São Paulo, a carcaça casada do boi tem sido comercializada por valores mais baixos comparado aos últimos nove meses, pressionando margens e influenciando as negociações no atacado. Todavia, o setor tem diversificado a exportação, contornando a desvalorização do produto no mercado e conseguindo negócios melhores com outros parceiros comerciais.
O avanço nas exportações reflete o alinhamento entre oferta nacional e demanda externa, e deve manter o setor atento aos próximos movimentos do mercado global, especialmente diante das oscilações cambiais e das políticas externas, principalmente com os Estados Unidos, nosso segundo maior comprador de carne bovina, que anunciou uma tarifa de 50% em produtos importados do Brasil.
Comentários: