ABCZ e FABB discutem impactos da nova portaria sobre transporte de animais
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) promoveu uma reunião virtual com conselheiros e representantes da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB) para debater a Portaria nº 1280, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que propõe novas regras para o transporte de animais vivos no país. A norma está em consulta pública e preocupa o setor produtivo.
Segundo a ABCZ, alguns pontos da proposta são de difícil execução na prática e podem afetar negativamente a cadeia pecuária. A entidade anunciou que vai elaborar um documento técnico para apresentar ao MAPA, apontando as diretrizes consideradas inviáveis. Também está sendo solicitada uma reunião com o ministro do MAPA Carlos Fávaro para tratar do tema.
O prazo para envio de contribuições à consulta pública foi prorrogado até 2 de setembro, por meio da Portaria nº 1295. A ABCZ e a FABB devem reunir sugestões das entidades associadas para colaborar com a construção de uma regulamentação mais alinhada com a realidade do campo.
Comentários: