Região Sul entra em alerta para geada negra nesta quarta-feira
Uma nova onda de frio intenso deve avançar sobre a região Sul nesta quarta-feira (25), com previsão de geadas generalizadas nos três estados. Além da queda brusca nas temperaturas, o alerta entre os produtores rurais é para a possibilidade de geada negra — fenômeno raro e altamente destrutivo para as lavouras.
Diferentemente da geada comum, que forma cristais de gelo visíveis sobre o solo e a vegetação, a geada negra age de maneira silenciosa e mais agressiva: ela congela a seiva das plantas de dentro para fora, comprometendo tecidos internos e causando escurecimento da folhagem, com aspecto de planta queimada. As perdas costumam ser severas e, muitas vezes, irreversíveis.
A Climatempo chama a atenção para as condições meteorológicas que favorecem a ocorrência desse tipo de geada em áreas mais vulneráveis do Sul do país. O episódio mais marcante desse fenômeno no Brasil aconteceu em 1975, quando a geada negra devastou os cafezais no norte do Paraná, gerando prejuízos históricos ao setor agrícola. Com o risco iminente, produtores devem redobrar a atenção nas próximas horas.
Comentários: