Pantanal de MS terá plano para fortalecer pecuária e ampliar exportações
O Governo de Mato Grosso do Sul vai implementar um plano para impulsionar todas as cadeias pecuárias do Pantanal. O estudo que embasa a proposta, encomendado pela Semadesc, mapeou os principais desafios e oportunidades da região, que responde por mais de 4 milhões de cabeças de gado e movimentou mais de R$ 5 bilhões só com a venda de bezerros e bois em 2024.
Entre as medidas previstas estão a criação de selos de origem, ampliação da habilitação de frigoríficos para exportação, rastreabilidade do couro e ações de incentivo como o pagamento por serviços ambientais (PSA). A bovinocultura, atividade tradicional no bioma, é o foco principal do plano, mas cadeias como piscicultura, apicultura, equideocultura, ovinocultura e até a criação de jacarés também foram analisadas.
O objetivo é promover desenvolvimento com sustentabilidade. O diagnóstico inclui propostas para melhorar a logística, reforçar a assistência técnica, valorizar raças locais e combater a informalidade. A iniciativa também servirá de base para fortalecer o Pacto do Pantanal, articulando produção e conservação ambiental.
Comentários: