Crianças conhecem o agro de perto em ação apoiada pela Programa Leilões
Projeto De Olho no Material Escolar já levou 35 mil alunos alunos e profissionais da comunidade escolar para imersões práticas no agronegócio
Buscando aproximar o campo da cidade e demonstrar às novas gerações a importância do agronegócio, mais de 600 alunos tiveram a oportunidade de visitar a 18ª ExpoGenética, maior mostra de animais zebuínos avaliados de todo o país, encerrada neste final de semana (24).
As imersões foram proporcionadas pelo programa Vivenciando na Prática, realizado pela associação De Olho no Material Escolar. Durante as visitas, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer as principais empresas do setor, aprendendo sobre valores e princípios do agro, história do gado Zebu, melhoramento genético e boas práticas no campo, entre outros temas.
Renata Andreeta, associada da organização, explicou que a intenção é aproximar os estudantes da realidade do agronegócio, disseminando informação e conhecimento para mostrar na prática os impactos do setor para o dia a dia das pessoas.
“O projeto Vivenciando na Prática é onde a gente faz essa conexão do campo com a cidade, onde trazemos essas crianças que moram na cidade, que não têm ideia do que a gente vive ou faz no campo, para conhecer um pouco da nossa vida, do dia-a-dia e sentir toda nossa emoção”, reitera Renata.
Desde 2021, O projeto De Olho no Material Escolar, que conta com o apoio da Programa Leilões, já levou cerca de 35 mil alunos e profissionais da comunidade escolar para imersões em propriedades rurais e eventos setoriais em todo o país. Entre os objetivos, está despertar a curiosidade, interesse e senso de pertencimento, bem como promover a valorização dos municípios onde estão inseridos.
“Precisamos mostrar para as crianças o que os valores do campo são. Como esperar crescer, adubar para colher, que tudo tem um ciclo. Quando você tem esse encontro olho no olho, você traz as crianças para o nosso mundo, e acho que isso é fundamental”, disse Maria Augusta Alonso, associada.
A associação De Olho no Material Escolar é uma organização sem fins lucrativos que busca a melhoria da qualidade da educação brasileira por meio do ensino pautado em evidências científicas, conectado com a vivência prática e focado nos resultados da aprendizagem.
Entre os objetivos, está contribuir para a modernização do material didático escolar brasileiro, através de conteúdo atualizado com base em fatos e dados científicos, refletindo toda a evolução tecnológica experimentada nas últimas décadas.
Para isso, o projeto mantém diversos programas para capacitação eficaz dos professores, a gestão escolar orientada aos resultados da aprendizagem e a conexão entre o setor educacional e setor produtivo, atuando em conjunto com a sociedade civil e poder público.
Comentários: